Doenças

As chinchilas são animais bastante resistentes as doenças no entanto, convém efectuar um exame periódico.

Maior parte das doenças provém da falta de higiene entre outras coisas.

As doenças que podem aparecer mais frequentemente são as seguintes:

Obstipação Intestinal: alguns dos sintomas são: fezes duras, escuras e finas e em casos mais graves existe a ausência total de fezes.

Regra geral dura pouco tempo e é controlável. Ajuste a alimentação e tenha sempre água fresca à sua disposição. Deixe a sua chinchila exercitar-se bastante. Se a obstipação não for normalizada rapidamente, leve-a ao veterinário.

Diarreia: regra geral, a causa é uma alimentação excessiva ou de má qualidade. Suspenda a alimentação durante 24 horas, ao fim das quais já se começa a notar uma melhoria. Não dê alfafa ou outro suplemento alimentar até que as fezes estejam completamente normalizadas.

Infecções Intestinais: as fezes tornam-se moles e vêem acompanhadas de um muco, a chinchila pode deixar de comer.

Pode ser causada por várias bactérias, que só são detectáveis se for efectuado um exame microscópico.

Constipação: a chinchila apresenta olhos tristes e lacrimejantes.

Estes sintomas podem indicar uma constipação ou nalguns casos pneumonia. Mantenha a chinchila aquecida, suspenda os banhos de areia e forneça-lhe bastante água. Em caso de não haver melhoras leve-a ao veterinário.

Conjuntivite: os olhos ficam inchados e libertam pus. É uma doença bastante comum, pode ocorrer devido a uma alimentação deficiente.

Consulte um veterinário para que este lhe indique qual o medicamento a administrar.

Fungos: as infecções causadas por fungos têm como causa na maior parte das vezes a falta de higiene na gaiola, gaiolas colocadas em locais bastante húmidos e a falta dos banhos de areia.

O pêlo torna-se mais fino e fraco, começando a cair perto dos olhos, focinho e partes genitais, apresentando a pele um tom avermelhado.

Consulte um veterinário para que este lhe indique qual a medicação necessária. O tratamento deve ser feito da maneira correcta pois em casos mal tratados os fungos tendem a reaparecer.