Comportamento

As chinchilas são animais nocturnos, dormindo no ninho durante grande parte do dia e tornando-se activas ao entardecer. Algumas chinchilas aparecem fora do ninho durante o dia, especialmente se ouvirem sons fora do comum, ou se algo lhes desperta a atenção.

As chinchilas não são animais de estimação ideais para crianças. Isto deve-se em parte a estes roedores serem nocturnos, enquanto que as crianças têm um ritmo de vida diurno, além de que o tratamento e o cuidado a ter com elas não é o mais adequado para crianças pequenas.

O seu tratamento não é tão simples como por exemplo o do porquinho da índia.

As chinchilas são animais gentis e muito vivaços, e, desde que ganhem a confiança do seu dono deixam-se manusear. Raramente mordem (não faz parte da sua natureza serem agressivas), são bastantes sociáveis.

A média de vida de uma chinchila é de 18 anos, mas pode chegar aos 20 anos.

Não é conveniente estarem sozinhas pois tornam-se tristes e desenvolvem problemas de comportamento.

Desde que sejam criadas juntas, as chinchilas dão-se sempre bem. Já no caso dos adultos a aceitação de um novo membro não é tão simples se habituarem a conviver uma com a outra.

Não nos podemos esquecer que as chinchilas necessitam de se exercitarem fora da gaiola, pense num horário nocturno para elas passearem. Isto também ajuda as chinchilas a conhecerem e a ganharem confiança no seu dono. Tenha em atenção o local onde vai soltar a sua chinchila, pois estas adoram roer fios eléctricos, plantas e outros objectos.