Reprodução

A maturidade sexual nas chinchilas ocorre entre os 4 e os 6 meses. Mas a idade ideal para a reprodução é por volta dos 9 meses de idade.

A ovulação ocorre entre 28-30 dias e o cio dura entre 2 a 5 dias.

O cruzamento ocorre maior parte das vezes durante a noite. Após o cruzamento, passadas 3 a 4 horas a fêmea elimina um tampão (stopper).

O período de gestação dura em média 111 dias. A média é de dois partos por ano e o número de crias varia entre 1 a 6 sendo a média de duas crias por ninhada.

A banheira de areia deverá ser retirada da gaiola 3 dias antes do parto e só deverá ser reintroduzida 10 dias depois.

A fêmea entra novamente em cio após o parto que dura aproximadamente 36 horas, embora o macho seja um excelente pai, convém separa-los para que não ocorra um novo acasalamento.

Duas gestações seguidas podem prejudicar a saúde da mãe, podendo ocorrer problemas de desnutrição, o que vai acarretar uma saúde débil por parte das crias. Poderá introduzir o macho novamente, após 1 semana.

Geralmente o parto ocorre durante a madrugada.

Tenha em atenção que as brincadeiras nocturnas da mãe podem magoar as crias, por isso é conveniente arranjar um abrigo para as crias.

As crias nascem cobertas de pêlo, olhos abertos e a andarem.

A partir do 10º dia os bebés começam a trincar ração e alfafa. Mamam durante 60 dias, passados estes 60 dias as crias já se alimentam sozinhas no entanto antes de as separar dos pais verifique se tal acontece.