Chinchilas e o calor

30-04-2011 11:42

"Com a chegada do verão, muitas pessoas ficam preocupadas com os problemas que a chinchila pode ter por causa do calor. Esta é uma preocupação fundamentada e muito importante, pois a chinchila pode morrer quando exposta a determinadas temperaturas. O problema tem o nome de stress calórico e os sintomas são os seguintes: a chinchila fica mole, prostrada e/ou letárgica, podendo apresentar ou não quadros de convulsões em maiores ou menores intensidades.

As temperatura ideais para as chinchilas são entre 10 e 26 graus centígrados, pois elas são originárias de uma região fria e seca. Entretanto, elas suportam relativamente bem temperaturas até no máximo 30 graus. Na verdade, acima de 28 graus, você já deve começar a tomar algumas providências para evitar o stress calórico que pode provocar convulsões e a morte da chinchila. É aí que a maioria das pessoas começa a ter dúvidas e este é um tema muito frequente na nossa lista de discussão. Abaixo, algumas soluções que resultaram de debates sobre isso na lista:

Ar condicionado: esta é a melhor opção de todas. Se você tiver um ar-condicionado em casa, quando as temperaturas subirem, use-o para climatizar o ambiente em que está a chinchila. Estes aparelhos mantêm o ar resfriado e seco, o que é muito importante. Coloque um termômetro no ambiente e monitore a temperatura, o ideal é que fique por volta dos 20 graus.

Ventilador: a chinchila não transpira como nós, portanto, a única coisa que o ventilador faz neste caso é movimentar o ar impedindo que o ar quente fique parado. Na falta de um ar-condicionado, coloque um ventilador para esta finalidade, mas lembre-se que só ele poderá não ser suficiente e que não deve ser colocado diretamente sobre a chinchila. Combine o ventilador com outros truques para resfriar a chinchila e o ambiente.

Gelo e Água: você pode dar uma pedrinha de gelo e deve manter a água bem fresca. Não coloque água gelada demais, apenas deixe a água mais fria que o normal, deixando a água um pouco na geladeira ou misturando água em temperatura natural e água gelada. Estas alternativas vão esfriar o corpo da chinchila de dentro para fora, lembrando que, como dito acima, a chinchila não transpira.

Pedras resfriadoras: você pode colocar dentro da gaiola uma pedra de mármore ou granito, ou até mesmo um azuleijo ou pedaço de piso frio. A chinchila deita sobre eles e estes materiais em geral ficam mais frios que a temperatura do ambiente, ajudando a combater o calor.

As técnicas acima devem ser utilizadas de forma combinada. Somente o ventilador, somente uma pedra resfriadora, somente água gelada, podem não ser suficientes. De qualquer forma, a regra é PREVENIR. Porque remediar em casos de stress calórico pode ser bastante complicado. Notou que a temperatura está subindo? Viu a previsão do tempo e vai fazer calor? Já comece a tomar providências prá evitar o stress calórico.

O que fazer no caso do stress calórico?: se acontecer de a temperatura estar alta e você notar que sua chinchila está prostrada, você deverá tomar medidas drástcas o mais rapidamente possível, pois a chinchila poderá entrar em convulsão e morrer em pouquíssimo tempo. Neste caso, a primeira coisa a se fazer, por mais estranho que pareça, é colocar a chinchila dentro da geladeira. NÃO FECHE A CHINCHILA NA GELADEIRA, apenas a coloque lá dentro - ou no congelador, mas no congelador é preciso colocar um pano ou uma bandeija para não crudar as patinhas e a cauda no gelo - e deixe a porta aberta, enquanto você observa se a chinchila melhora. Se ela ainda estiver em condições de ingerir alguma coisa, dê água gelada ou uma pedrinha de gelo para ela roer. Em casos muito extremos, a única solução é colocar a chinchila dentro de uma bacia de água fria, sendo que isso só deve ser feito neste caso especificamente. Deixe a cabecinha da chinchila para fora da água e observe. Ela deve começar a melhorar em seguida. Mas não utilize água gelada, porque isso pode provocar um choque térmico. Use água da torneira.

Outra precaução que você deve tomar em dias mais quentes é não soltar a chinchila para passear e brincar, mesmo à noite, se estiver calor. Deixe-a o mais quieta possível na gaiola nestes dias."


Texto elaborado por: Patricia Müller